sábado, 18 de abril de 2015

Transplante de células-tronco para diabetes tipo 1

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo - Campus de Ribeirão Preto) desenvolveram um tratamento revolucionário para o tratamento da Diabetes Tipo 1. Nesta enfermidade, o sistema de defesa do organismo ataca "por engano" as células beta, que estão no pâncreas. São elas que produzem insulina, o hormônio que equilibra o nível de açúcar no sangue. Quando todas as células morrem o paciente precisa tomar injeções de insulina sintética para o resto da vida.

Há mais de uma década, pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto começaram a mudar essa situação.

O tratamento é semalhante ao utilizado para pacientes de leucemia. O paciente passa por uma quimioterapia e enfrenta todos os efeitos colaterais, como náuseas e queda de cabelos - é necessário ficar em isolamento por várias semanas. Então, o sistema imunológico é reconstruído com injeções de células-tronco sadias que foram anteriormente retiradas do próprio paciente antes da quimioterapia. em seguida, espera-se que estas células-tronco reiniciem as defesas do corpo sem atacar a células que produzem a insulina. O tratamento só funciona quando administrado na fase inicial da doença, ou seja, para quem foi diagnosticado com diabetes tipo 1 a, no máximo, seis semanas. Assistam ao vídeo.

2 comentários:

  1. A diabetes realmente é um peso muito grande mas não podemos desistir e devemos manter nosso controle sempre e aguardarmos que as pesquisas se concluam para finalmente termos uma solução para ela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...